quarta-feira, 11 de março de 2009

Escolha das sedes da Copa é adiada

O Brasil terá de esperar um pouco mais para conhecer as cidades que receberão jogos na Copa do Mundo de 2014. A Fifa anunciou ontem que a escolha das 12 sedes, prevista inicialmente para ocorrer no dia 20 de março, foi adiada para maio.
A previsão inicial era definir as sedes da Copa de 2014 no Congresso da Fifa em Zurique, na Suíça, nos dias 19 e 20 de março. Mas o adiamento levou a decisão para o Congresso da entidade nas Bahamas, marcado para o final de maio, ainda sem data definida.
A alegação da Fifa para o adiamento da escolha é de que, como o número de sedes aumentou de 10 para 12, o Comitê Executivo da entidade precisará de mais tempo para analisar o relatório sobre as 17 cidades que foram vistoriadas entre janeiro e fevereiro.
As candidatas a receber os jogos da Copa de 2014 são 17 cidades: Goiânia, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco, Manaus, Belém, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.
Todas elas passaram por vistorias de inspetores da Fifa e da CBF. Agora, resta avaliar quais apresentam as melhores condições, como o estádio e a infraestrutura da cidade, para definir as 12 escolhidas.
Na época da vistoria, o ministro do Esporte, Orlando Silva, chegou a declarar que uma sede ficaria na região do Pantanal (Cuiabá ou Campo Grande) e outra na Amazônia (Manaus, Belém ou Rio Branco). Mas nem a Fifa nem a CBF confirmaram tal afirmação, garantindo que a disputa está aberta.
De qualquer maneira, algumas questões já parecem resolvidas pela Fifa – apesar de ainda não terem sido confirmadas oficialmente.
São Paulo, por exemplo, deve ser escolhida como sede do jogo de abertura da Copa. E o Rio ficaria sendo o palco da grande final, repetindo o que aconteceu no Mundial de 1950, no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...