quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Brasília finaliza a 1ª Reunião de Cidades-Sede da Copa do Mundo sobre planos de mobilidade urbana

Representantes das sedes do Mundial e da Copa das Confederações discutiram soluções e estratégias a serem executadas durante os eventos
Operações de trânsito, sinalização e transporte que serão realizadas durante a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 em cada cidade-sede foram os temas centrais da 1ª Reunião de Cidades-Sede, realizada em 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Organizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, e com apoio do Comitê Organizador Local (COL), o evento teve entre os temas debatidos as operações e sinalizações de trânsito, transporte coletivo, sistema multimodal, tudo para facilitar o deslocamento dos torcedores e visitantes durante os grandes eventos esportivos.

O coordenador da Secretaria Extraordinária da Copa em Brasília, Sérgio Graça, recepcionou os visitantes no primeiro dia do evento e ressaltou a importância do plano de mobilidade para as cidades. “Pensar as questões de mobilidade urbana é mais um compromisso que o país tem para realizar uma ótima Copa do Mundo. Esta é uma chance única de mostrarmos ao mundo que somos capazes e competentes”, destacou o coordenador.

Representantes de seis cidades-sede – Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus – apresentaram seus planos de mobilidade urbana para o Mundial.

De acordo com Grace Gomes, coordenadora de mobilidade urbana de Salvador para a Copa do Mundo, a reunião atingiu sua meta, que é a troca de experiências entre as cidades-sede, e garantiu debate aberto em busca de soluções para os desafios dos planos de mobilidade que cada uma delas está elaborando.
“O ponto principal dessa reunião foi a integração que as cidades-sede tiveram. Essa sinergia surgiu justamente da necessidade em resolver problemas comuns que nós, representantes, detectamos durante o encontro. Esse já é um grande legado da Copa”, considerou Grace Gomes.

Brasília sediará a abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, e sete jogos da Copa do Mundo de 2014.

Durante a Copa do Mundo, a capital federal contará com linhas específicas para o deslocamento até os locais dos eventos. Os visitantes e a população de todas as regiões administrativas do Distrito Federal poderão, assim, participar da festa.

“Esse plano contempla não apenas o período da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, mas também leva em consideração o depois e vai credenciar o DF a receber novos eventos. Ele vai trazer desenvolvimento econômico e social e beneficiar a população”, finalizou o secretário-adjunto de Transporte do DF, Luiz Messina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...