sexta-feira, 15 de maio de 2009

Serra Dourada ganha novo projeto para atender FIFA

A 16 dias do anúncio das cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014, o Comitê Executivo de Goiânia divulgou um novo projeto de reforma do Estádio Serra Dourada. O projeto é de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Uma primeira versão da reforma do Serra Dourada foi apresentada aos representantes da Fifa que vieram inspecionar Goiânia, em fevereiro. O projeto recebeu elogios, mas alguns pontos poderiam ser melhorados, na avaliação da Fifa.

E a principal novidade divulgada desta vez foi a cobertura total da arquibancada, que segundo o coordenador do projeto, o arquiteto Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, foi um pedido da Fifa.

“A Fifa se preocupa em dar conforto e segurança para todos os envolvidos na competição. Por isso, o pedido para que a arquibancada seja 100% coberta”, observou Luiz Fernando. Ele, porém, afirma que a primeira versão do projeto já atendia plenamente aos requisitos básicos da Fifa, pois previa a cobertura da arquibancada em 80% e não comprometeria a questão de conforto da torcida.

Por causa da cobertura total da arquibancada, o orçamento da reforma do Serra Dourada aumenta em mais R$ 20 milhões. Agora custará R$ 220 milhões.

Além da cobertura total das arquibancadas, há outras mudanças estruturais no Serra. O gramado, por exemplo, será rebaixado em dois metros. O atual fosso do estádio será eliminado, abrindo espaço assim para o aumento da arquibancada, que terá em sua parte superior camarotes vip, que poderão acomodar até 3 mil pessoas. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, a capacidade do estádio será reduzida – de 50.040 torcedores para 43 mil.

Vestiários
Ainda na parte interna, o Serra Dourada ganhará novos vestiários, que serão construídos na direção do centro do gramado, no mesmo nível e com sala de fair play para que os times possam entrar juntos. Além disso, ganhará novas cabines de imprensa.

O estacionamento será reduzido para 6,5 mil vagas e haverá reforma dos placares, serviço de som e dos refletores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...